O Salário Maternidade Rural é voltado para trabalhadoras rurais que tiveram um filho ou adotaram uma criança.
Este benefício exige alguns requisitos específicos para que possa ser solicitado. Portanto, entenda como funciona o Salário Maternidade Rural e veja se você tem direito a ele.
O que é o Salário Maternidade Rural?
O Salário Maternidade Rural é um benefício voltado para mulheres trabalhadoras rurais que precisam se afastar de suas atividades pelos seguintes motivos:
- Nascimento de filho(a)
- Aborto não criminoso
- Adoção
- Guarda judicial para fins de adoção
O prazo máximo para a solicitação do benefício é de até 5 anos após a ocorrência de uma das situações acima mencionadas.
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Como funciona o Salário Maternidade Rural?
O benefício pago é equivalente a um salário mínimo, conforme o valor estipulado pelo governo no ano vigente, com duração entre 4 e 6 meses, dependendo da situação.
Quem pode solicitar o Salário Maternidade Rural?
Este benefício é destinado a mulheres que trabalham em áreas rurais. Esta é a primeira exigência para a solicitação do benefício. Além disso, podem solicitar o Salário Maternidade Rural as pessoas que:
- Se afastarem da atividade pelos seguintes motivos: nascimento do filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção
- Solicitarem o auxílio até 5 anos após as datas das situações citadas acima
- Comprovarem carência de no mínimo 10 meses como contribuinte individual facultativo, ou seja, que trabalhem por conta própria e segurado especial rural
O que é necessário para receber o auxílio?
Uma vez que as trabalhadoras rurais atendam aos requisitos ou se enquadrem nas condições especiais, elas deverão comprovar que desempenham atividades no campo. Embora não haja a necessidade de comprovação de recolhimentos do INSS, será necessário que a trabalhadora comprove à Previdência Social que exerce a função de trabalho rural. Dessa forma, será preciso comprovar pelo menos 10 meses de serviços rurais, o que pode ser feito através da apresentação de alguns documentos. Confira quais são:
- Carteira de trabalho com Registro CLT
- Contrato de arrendamento ou de parcerias agrícolas
- Declaração de Imposto de Renda com indicação de atividade rural
- Documentação emitida pelo sindicato de trabalhadores rurais
- Histórico escolar com matrícula em escola de ambiente rural
- NFes de depósitos, venda de safra ou compras de insumos para produção
- Recolhimento da contribuição social sobre produtos agrícolas
- Recolhimento de impostos rurais
Além disso, será necessário apresentar toda a documentação referente à gestação ou adoção, conforme a necessidade. Os documentos básicos são:
- Certidão de nascimento (no caso de gestação)
- Documento do acompanhamento pré-natal
- Guarda de adoção (no caso de adoção)
Como fazer a solicitação do Salário Maternidade Rural?
Caso você cumpra todos os critérios exigidos, poderá dar entrada na sua solicitação. A solicitação do Salário Maternidade Rural pode ser feita em uma agência do INSS ou de maneira online.
Antes de comparecer a uma agência, é ideal ligar para o 135 – Central de Atendimento do INSS para agendar um horário. Pelos canais online, o atendimento é rápido e prático. Basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS, fazer login e clicar em “Novo Pedido”.
Em seguida, procure por “Salário Maternidade Rural”, preencha as informações necessárias e anexe os documentos que comprovem sua gestação, nascimento ou adoção, além dos documentos referentes ao trabalho rural.
Após o envio, será necessário aguardar a análise do INSS, que leva em média 45 dias corridos.