Lucros do FGTS: Descubra se Você Tem Direito! 

Você já ouviu falar dos lucros do FGTS? Sabe o que isso significa e quem tem direito a esse benefício? Vamos explicar tudo para você! 

Se você acompanha as notícias, seja pela TV, rádio ou internet, provavelmente já percebeu o burburinho recente em torno do FGTS. 

Chamado de lucros do FGTS, esse assunto tem despertado o interesse dos brasileiros que querem entender mais sobre o tema e descobrir se têm direito a esse benefício. 

Como todos sabemos, um dinheiro extra é sempre bem-vindo, então decidimos abordar esse tema no conteúdo de hoje! 

Aqui, você vai encontrar as principais informações sobre o benefício, entender o que ele representa para os cidadãos brasileiros e descobrir se você faz parte dos trabalhadores que podem receber esse valor!

Baixe Agora Digital

Descubra tudo sobre FGTS.
*Você permanecerá no site atual

 O que é o FGTS? 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores brasileiros. Criado para oferecer assistência aos funcionários demitidos sem justa causa, o FGTS consiste em depósitos mensais de 8% do salário do trabalhador, realizados pelo empregador em uma conta específica. 

Esse valor pode ser acessado pelo trabalhador em determinadas situações, como demissão sem justa causa ou acordos entre empregador e empregado. 

O que são os Lucros do FGTS? 

Os lucros do FGTS, embora tenham ganhado destaque recentemente, não são uma novidade. Esse pagamento começou em 2017 para aumentar a rentabilidade do fundo. A distribuição dos lucros ocorre anualmente, até o dia 31 de agosto. Esses lucros vêm de operações financeiras do FGTS, como empréstimos e financiamentos. Em 2023, serão distribuídos R$ 13,2 bilhões. 

Quem Tem Direito aos Lucros do FGTS? 

Para ter direito aos lucros do FGTS, é necessário ter saldo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro de 2022. O lucro será distribuído em 2023, mesmo que o trabalhador tenha sacado todos os valores do fundo. Quanto maior o saldo do trabalhador, maior será o valor do lucro do FGTS. 

Os valores recebidos passam por uma correção monetária antes de serem devolvidos, mas os detalhes dessa correção ainda não foram anunciados. 

Quando Serão Liberados os Lucros do FGTS? 

Os lucros do FGTS serão repassados ao trabalhador até o dia 31 de agosto de 2023. O governo utiliza o dinheiro do FGTS para financiar projetos de infraestrutura e saneamento básico no país, compensando essa utilização com uma correção monetária. 

Como Funciona o Saque desse Valor? 

Para sacar os lucros do FGTS, o trabalhador precisa atender a algumas condições específicas. Veja os requisitos que permitem o saque do valor: 

  • Demissão sem justa causa 
  • Rescisão por acordo entre empregador e empregado 
  • Compra da casa própria 
  • Complementar pagamento de imóvel comprado por consórcio 
  • Complementar pagamento de imóvel financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) 
  • Rescisão por término de contrato por prazo determinado 
  • Rescisão por culpa recíproca (empregador e empregado) ou por força maior 
  • Rescisão por aposentadoria 
  • Em caso de desastres naturais 
  • Trabalhadores avulsos suspensos por período igual ou superior a 90 dias 
  • Trabalhadores com 70 anos ou mais 
  • Trabalhadores ou dependentes portadores de HIV 
  • Trabalhadores ou dependentes diagnosticados com câncer 
  • Trabalhadores ou dependentes em estágio terminal de doença grave 
  • Empregados que ficam três anos seguidos ou mais sem trabalhar com carteira assinada 

Conclusão 

E aí, já sabia o que significam os lucros do FGTS e o que eles representam para os trabalhadores? 

Agora que você está informado sobre esse benefício, aposto que está mais animado para receber esse valor, não é? 

Mesmo que o valor dos lucros do FGTS seja pequeno, qualquer quantia extra já ajuda a fechar o mês no azul ou permite que você realize um projeto pessoal, como uma viagem, uma reforma ou a compra de algo desejado. 

plugins premium WordPress